Entrevista

Com o objetivo de impulsionar o conhecimento da população sobre o impacto da alimentação na Saúde e na melhoria da qualidade de vida, o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, a ULS Coimbra e o Centro Académico Clínico de Coimbra (CACC) aliaram-se para criar a iniciativa “À mesa com Saúde”. Henrique Girão, diretor do iCBR, explica a importância deste projeto e de atrair a população para ações de promoção da literacia em Saúde. Veja a entrevista em vídeo.

“Estimulo todas as pessoas que tenham projetos na área do cancro de mama que os submetam ao Prémio Noémia Afonso, não só para honrar a memória da especialista, como, acima de tudo, para fomentar a investigação que se faz nestas áreas no nosso país.” Palavras de Leonor Matos, vencedora da 1.ª edição do Prémio Noémia Afonso, da Sociedade Portuguesa de Senologia, cuja candidatura termina já no próximo dia 30 de junho. A especialista acredita que este prémio “estimula a investigação” e o pensamento para estruturar uma metodologia científica adequada. Veja a entrevista.

“A implementação de projetos de Value-Based Healthcare (VBHC) é crucial para transformar os sistemas de saúde”. Esta é a mensagem-chave de Ignacio Schoendorff, diretor executivo da Gilead Sciences, no âmbito do programa "Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem", desenvolvido em parceria com a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), Exigo e IASIST.

O evento “Bone Dysplasias 2024” foi organizado em conjunto pela ULS de Santa Maria e pela Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita (APOI), com o intuito de abordar patologias “difíceis, que afetam todo o sistema musculoesquelético e até outros órgãos, passando ainda pelas displasias ósseas, que podem ter alterações oftalmológicas ou alterações dentárias, por exemplo”, reflete André Travessa, coordenador da equipa de displasias ósseas da ULS de Santa Maria e membro da comissão organizadora do evento. Assista à entrevista.

Enquanto membro da comissão organizadora do “Symposium: Non-Melanoma Skin Cancer. What do we know?”, a decorrer no dia 7 junho, no auditório da Fundação Champalimaud, Daniela Cunha, destaca os principais temas do evento que vai abordar avanços no diagnóstico não invasivo, novas abordagens terapêuticas e avanços em investigação em cancro da pele. Leia a entrevista.

"A cápsula endoscópica é o único procedimento que permite uma observação completa do intestino delgado, do cólon e do retoEste curso é muito importante para os clínicos adquirirem conhecimento na utilização desta técnica", afirma José Cotter, diretor do Capsule Endoscopy Training Program, que se realiza na Escola de Medicina da Universidade do Minho, entre os dias 5 e 7 de junho.

A Associação Portuguesa de Podologia (APP) celebra 25 anos de existência, dedicados ao desenvolvimento da especialidade. As comemorações culminam no XIX Congresso Nacional de Podologia, que se realiza nos dias 31 de maio e 1 de junho, em Vila do Conde. A News Farma entrevistou o presidente, Manuel Portela, que, além de traçar a antevisão da reunião, abordou o retrato histórico da APP, bem como o futuro que gostaria de ver desenhado pela Podologia em Portugal.

Fátima Godinho, presidente da Associação Portuguesa de Osteogénese Imperfeita (APOI), faz um balanço muito positivo do evento “Bone Dysplasias 2024” que uniu a Associação e a ULS de Santa Maria. O principal objetivo do evento passou “por destacar no meio científico, cativando o interesse dos profissionais de saúde e da comunidade em geral, as displasias ósseas e doenças raras e ósseas em geral”.  Assista à entrevista.

“Queremos marcar a diferença e mostrar que podemos perpetuar este evento e melhorá-lo.” Palavras de André Cruz, membro da comissão organizadora dos Encontros de Oncologia do Algarve, que decorre a 17 e 18 de maio, no Eva Senses Hotel, em Faro. Em entrevista, o especialista destaca que pretende “enriquecer a discussão de cada patologia e não se focar apenas na doença oncológica, mas também no doente oncológico de forma abrangente”. Veja o vídeo.

A CUF Academic Center coloca, nos dias 17 e 18 de maio, a Otorrinolaringologia no centro da discussão, com as Jornadas de ORL do Hospital CUF Descobertas. José Saraiva, coordenador do Centro de Otorrinolaringologia do Hospital CUF Descobertas, traça a antevisão da reunião e convida os pares à participação ativa, em entrevista.

Publicações